Blog

Dicas, informações, novidades e muito mais sobre energia solar.

Solar no agronegócio

Implantação de Sistemas Híbridos em Residências: Uma Solução Sustentável Viável

A busca por fontes de energia sustentáveis é cada vez mais relevante. Muitos proprietários estão optando por sistemas híbridos, que combinam energia solar e rede elétrica. Este terceiro artigo da série sobre sistema híbridos, descreve em 10 etapas de como implantar um SISTEMA HÍBRIDO em sua residência, além dos benefícios e desafios.

1. Avaliação da Demanda Energética: O primeiro passo é avaliar o consumo de energia da residência, analisando contas anteriores e identificando aparelhos que consomem mais eletricidade.
2. Escolha das Fontes de Energia: Um sistema híbrido combina ENERGIA SOLAR com a rede elétrica, podendo incluir outras fontes, como geradores eólicos ou a combustão. A escolha deve considerar a disponibilidade local.
3. Dimensionamento do Sistema: É crucial dimensionar o sistema corretamente, calculando a energia solar gerada com base na localização e incidência solar. Os profissionais especializados da SOLLARIUM (empresa de energia solar de Três Pontas/mg) vão te ajudar.
4. Instalação dos Painéis Solares: Os painéis solares devem ser instalados em áreas com máxima exposição ao sol, como telhados, por profissionais qualificados.
5. Inversores e Controladores: Inversores convertem a energia solar em eletricidade utilizável, enquanto controladores gerenciam a energia entre a rede e os painéis.
6. Sistema de Armazenamento: Baterias podem ser incluídas para armazenar energia gerada durante o dia para uso noturno, aumentando a eficiência. O uso das baterias pode ser feito durante as constantes quedas de energia fornecida pela concessionária.

Implantação de Sistemas Híbridos em Residências

7. Conexão à Rede Elétrica: Conectar o sistema à rede elétrica permite o uso da energia gerada, injeção do excedente à concessionária, seguindo as normas locais.
8. Monitoramento e Manutenção: Implementar um sistema de monitoramento é fundamental para garantir eficiência e identificar problemas rapidamente. Manutenções regulares são necessárias. Limpar as placas, reapertar as estruturas, verificar cabeamento e conectores é necessário de tempos em tempos.
9. Regulamentação e Incentivos: Conhecer as legislações pertinentes, verificar as regulamentações locais e possíveis incentivos governamentais que ajudem a reduzir custos e valorizar o investimento.
10. Educação e Sensibilização: Ensinar e fazer com que os moradores entendam sobre o sistema híbrido, vantagens e funcionamento correto, e promover o consumo consciente são essenciais para maximizar a eficiência do projeto.

Conclusão

A implantação de um sistema híbrido é uma solução sustentável que reduz custos e contribui para um futuro mais verde. Seguindo os passos descritos e consultando a SOLLARIUM ENERGIA SOLAR, os proprietários podem tornar suas casas mais eficientes e ecológicas.

Entre em contato

Faça um orçamento 
Clique aqui!

Sobre nós

"Empresa do ramo de energia solar fotovoltaica focada na Micro e Mini geração distribuída. Atuamos com a venda, vistoria técnica pré e pós instalação, instalação do sistema, manutenção, limpeza e pós venda. Solução sustentável de geração de energia elétrica com valor de investimento acessível à qualquer pessoa, retorno garantido e permanente. Consulte a Sollarium. Somos credenciados das melhores empresas de energia solar do país. Ótimo para o Planeta, melhor para o seu bolso."

Redes Sociais
Contato
  • Avenida Ipiranga 1136, Centro,
  • Três Pontas - MG, 37190-000 
  • (35) 9.9825-0584
  • (35) 9.9880-1584
  • atendimento@sollariumenergia.com.br